Oi, tudo bem?
Talvez você não saiba, mas caixas pretas não são pretas, e sim laranjas. Não é um mal entendido. Elas já foram pretas um dia, mas isso mudou há alguns anos.
Mesmo assim, eu continuo achando o nome apropriado. Não pra se referir à cor do material que protege as gravações feitas durante um voo, mas sim à escuridão de informação que haveria sem elas.
O registro do que acontece nas cabines de aviões nos interessam principalmente quando eles caem. Especialistas se debruçam sobre dados de navegação tentando solucionar um mistério. Muitas vezes, a resposta é uma falha de comunicação – um mal que atinge todos nós de vez em quando, com consequências de proporções maiores ou menores.
O episódio do Rádio Novelo Apresenta desta semana tem duas histórias sobre uma das coisas mais difíceis da experiência humana: tentar ser compreendido.
Um abraço,
Natália Silva
produtora do Rádio Novelo Apresenta
No primeiro ato, Branca Vianna e um jornalista conversam sobre uma entrevista que deu muito errado e muito certo ao mesmo tempo. No segundo ato, a repórter Letícia Leite volta pra o dia em 2006, quando um avião comercial e um jato colidiram no céu do Brasil. Você já deve ter ouvido falar deste acidente, mas não da história do lugar que mudou para sempre depois dele.
A gente queria te pedir ajuda pra responder uma pergunta: o que aconteceu no mundo entre outubro de 2021 e abril de 2022? Você lembra?
Vale tudo. Pode ser na sua vida, no Brasil, no mundo, na política, na botânica, na moda... o que te vier à cabeça. É pra uma história que nós queremos contar aqui no Apresenta.
Manda um áudio de até 1 minuto pra gente no WhatsApp? O número é: (21) 96738-3048. Não esqueça de mandar também, por texto, seu nome e de que cidade você nos escuta.
Évelin Argenta,
produtora-sênior da Rádio Novelo"A minha dica não tem nenhuma relação com podcast, mas muita relação com áudio. É uma banda inglesa chamada Public Service Broadcasting. Eles fazem um rock meio alternativo, que mistura samples de áudios históricos aos instrumentos. O álbum mais legal – na minha humilde opinião de zero entendedora de música – é um chamado “The Race For Space” que, como o nome diz, é baseado na corrida espacial. Tem uma música chamada "Go!", que traz sons do momento de lançamento (da ignição, mesmo!) da Apollo 11. Mas a minha preferida é "Gagarin”, que tem trechos de transmissões das notícias sobre a órbita do Yuri Gagarin vendo a Terra lá de cima. Vale o play."
O Gabriel Silveira (@gabriel.m.silveira) disse que o ato "A ponta do iceberg" sobre a falta de gelo numa pousada da Amazônia – que tá no nosso último episódio – fez ele lembrar do filme "Fitzcarraldo", do diretor alemão Werner Herzog, em que o protagonista tem uma fábrica de gelo na Amazônia peruana. Se você gostou da história, pode ser que goste do filme. Não faltou resposta pra pergunta "e se Jair Bolsonaro tivesse sido cassado em 1993?", que guia o ato "O mal e a raiz", também do último episódio. A Sylvia Fernandes Ramos (@sylviafernandesramos) deu a melhor resposta: "saudades do que a gente não viveu."
acompanhe o trabalho da Novelo • instagram • twitter • facebook • linkedin • nosso site
Se você sabe de uma história que daria um bom episódio do Rádio Novelo Apresenta, manda um e-mail pra gente em: apresenta@radionovelo.com.br