Rádio Novelo Apresenta 124 | O espaço vazio
Noventa minutos e alguns anos que se desmancharam no ar
Não sei você, mas eu não tenho o costume de fazer muitas fotos e vídeos quando vou a shows. Primeiro porque a câmera do meu celular não tem um zoom bom o suficiente para que dê pra ver muito mais do que umas luzes no palco, a depender da distância. Mas também porque, pra mim, rever aquele momento não faz muito sentido. A emoção é estar ali na hora, vivendo aquilo ao vivo.
Eu me peguei pensando nisso esses tempos quando li uma matéria sobre a megaturnê da Taylor Swift (se eu estive lá na passagem dela pelo Brasil, não confirmo nem nego). Vários fãs da cantora que foram aos shows estavam relatando que, poucos dias depois, eles basicamente… não lembravam de nada. Eles tinham ido ao show, claro, tinham as fotos e vídeos para provar, mas não tinham uma memória clara dos detalhes, das músicas, das performances. A ansiedade e a emoção por aquele momento eram tão grandes, que depois que passou, ficou só um borrão. Na internet e nas matérias, a galera tava chamando esse fenômeno de “amnésia pós-concerto". Parece com aquilo que muita gente relata sentir depois da própria festa de casamento, por exemplo.
Tem até um cara estudando esse fenômeno na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Ele teoriza que, em momentos como esse do show, o hipocampo — que é a parte do cérebro que armazena e processa as memórias — registra um alto nível de excitação e para de funcionar direito. É como se a emoção fosse tanta, que a nossa cabeça simplesmente não dá conta.
No episódio desta semana do Rádio Novelo Apresenta, a gente dá um mergulho em alguns borrões na memória — e nos eventos que causaram essa lacuna.
Um abraço,
Bárbara Rubira
Repórter, roteirista e produtora da Rádio Novelo
No primeiro ato, a Flora Thomson-DeVeaux relembra um dos momentos mais emocionantes da sua trajetória botafoguense — com outra alvinegra que não teve essa mesma emoção. No segundo ato, a Sarah Azoubel e o Leonardo Aquino nos apresentam os perigos do abuso de psicoestimulantes.
Sarah Azoubel,
Repórter e roteirista da Rádio NoveloO livro A trama da vida: como os fungos constroem o mundo do biólogo Merlin Sheldrake é uma ótima leitura para qualquer pessoa curiosa sobre como a vida encontra caminhos surpreendentes para existir no nosso planeta. O autor conta como os fungos desafiam a forma como entendemos a natureza e moldam o mundo de maneiras surpreendentes. O livro foi publicado em português pelas editoras Ubu e Fósforo.
Sobre o episódio da semana passada, que resgatou as histórias de duas figuras negras e um lado pouco contado da ditadura militar, Dri Pereira escreveu: “Para nós negros, a memória é elemento de pulsão de vida, pois muitos e muitas de nós só somos capazes de recriar a nossa existência pela consciência da luta dos que vieram antes e o enfrentaram para que hoje estivéssemos aqui. A narrativa branca apaga nossas vivências e contribuições, contudo insistimos em nos desenhar na história”. Esse resgate da resistência negra na ditadura também está em Chumbo e Soul, audiossérie produzida pela Novelo em parceria com a Audible. Se você ainda não ouviu, a gente te explica aqui como fazer.
acompanhe o trabalho da Novelo • instagram • x • threads • bluesky • facebook • linkedin • nosso site
Você tem cinco minutos? Então responda à nossa pesquisa de audiência, vai nos ajudar bastante a continuar produzindo podcasts: radionovelo.com.br/pesquisa
Já conhece o Daki do Clube? É a novidade mais prática e gostosa da temporada de Páscoa. Ao virar assinante, você pode economizar até 150 reais por mês nos seus pedidos de supermercado com a Daki - e o primeiro mês é grátis!
Os ouvintes Novelo ainda ganham 25 reais de desconto em qualquer pedido acima de 149 reais adicionando o cupom RADIONOVELO25 ao final da compra. Clique aqui e aproveite.
Se você sabe de uma história que daria um bom episódio do Rádio Novelo Apresenta, manda um e-mail pra gente em: apresenta@radionovelo.com.br