Rádio Novelo Apresenta 101 | Fincar o pé
Episódio publicado no ano passado – e agora vencedor do Prêmio Vladimir Herzog 2024 – conta a história de ativista baiano morto pela Polícia Militar
Oi, tudo bem?
Peguei pra ler outro dia uma nova edição das Cosmicômicas, do Italo Calvino, e fiquei com o prefácio na cabeça.
Nele, os editores relembram uma carta de Calvino a um amigo, em que o escritor fala que sentia que os seus textos, a cada vez que eram republicados, em outra ordem e em outro tempo, ganhavam um novo sentido. Uma nova publicação, ele ponderava, sempre "se cobre de significados inesperados" – e por isso, pra ele, era sempre tão difícil dar um "fechamento definitivo" a uma coletânea.
O episódio desta semana do Rádio Novelo Apresenta é também uma republicação – uma história que a gente publicou um ano atrás e que agora decidiu trazer de volta.
É a história do Pedro Henrique Santos Cruz.
A gente quis republicar a história do Pedro Henrique porque ela acaba de ganhar um dos prêmios jornalísticos mais importantes do Brasil, o Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos 2024 – e a gente se orgulha muito disso.
E também por ser uma oportunidade para que mais gente saiba o que aconteceu ao Pedro Henrique. Uma singela tentativa nossa de dar novos sentidos a uma história que ainda carece de um fechamento definitivo, e justo.
Um abraço,
Vitor Hugo Brandalise
Repórter e roteirista da Rádio Novelo
No episódio desta semana, a Branca Vianna conversa com a repórter Tailane Muniz sobre a história do Pedro Henrique, um jovem que, em vez de se afastar da comunidade onde sofreu vários casos de violência, resolveu ficar.
Essa história foi apoiada pela Anistia Internacional, um movimento global com mais de 10 milhões de pessoas, que realiza ações e campanhas em mais de 150 países para que os direitos humanos internacionalmente reconhecidos sejam respeitados e protegidos. Saiba mais em anistia.org.br
Os episódios do mês de outubro são um oferecimento de Jiveworld, um aplicativo que ensina o inglês do mundo real, com histórias dos melhores podcasts americanos. E você, que é ouvinte da Rádio Novelo, tem 30% de desconto na assinatura do aplicativo. É só acessar o site: https://www.jiveworld.com/pt/a/radio-novelo/
Branca Vianna,
Presidente e fundadora da Rádio NoveloNão percam nunca nenhum dos filmes da diretora americana Kelly Reichardt. Não percam especialmente Certain Women, com o elenco perfeito de Kristen Stewart, Laura Dern, Michelle Williams e Lily Gladstone, arrasando muito antes de ser “descoberta” pelo Scorsese. Mas também First Cow, o único filme americano de fronteira, tipo velho oeste, de que eu já gostei. É lindo, sério. E o último dela, também com a Michelle Williams, chamado Showing Up. Mas o Certain Women é o meu favorito dessa lista. Tem tudo no Mubi.
O ato sobre a travessia do Darién tirou o fôlego dos nossos ouvintes e os transportou diretamente para a selva da morte. "A única coisa que consigo pensar é em como falhamos como espécie", resumiu o @jonysilva no Instagram. Pois é, Jony, ouvindo os relatos não dá pra discordar de você. Já o @diogoalbuqr ficou obcecado. "Até às 17 horas de hoje já terei material para escrever um TCC!". Depois não deixa de enviar pra gente, viu! E quem também ficou curiosa foi a @privetrano, mas com o segundo ato do episódio. Ela fez uma visita ao nosso site para ver a foto que "desfavorece" a Gabriella Cruz, quando foi resgatar o Peixe do Fim do Mundo. "Mas vim aqui discordar da Gabriella. Ficou mara, muito cientista raiz!" – com o que, também, a gente não discorda.
Conheça o podcast Fio da Meada, novo original da Rádio Novelo, em que Branca Vianna conversa com convidados que têm o que dizer sobre os mais diversos assuntos, pra inspirar você a tecer seu próprio ponto de vista. Toda segunda-feira no Spotify e nos outros apps de áudio.
acompanhe o trabalho da Novelo • instagram • X • threads • bluesky • facebook • linkedin • nosso site
Se você sabe de uma história que daria um bom episódio do Rádio Novelo Apresenta, manda um e-mail pra gente em: apresenta@radionovelo.com.br